Afinal qual seria a vantagem de trocar pão por tapioca?

Hoje resolvi falar sobre a queridinha das dietas: a tapioca. 

Muitas pessoas com intuito de emagrecer trocaram o pão pela tapioca. Ela se tornou uma baita aliada aos praticantes de dietas.  Entrou como substituta do pão, que  sabidamente engorda e atrapalha muito no plano de emagrecimento. 

Mas e a tapioca? Ela ajuda a emagrecer?

tapioca

Bom, primeiro vamos entender o que é a tapioca. A tapioca é feita da goma ou fécula da mandioca, aipim ou macaxeira. Também é conhecida por ser o polvilho. Mas na prática, nada mais é que a farinha do aipim, como qualquer outra farinha um produto refinado, que acaba por perder alguns nutrientes e suas fibras nesse processo de refino. E no final das contas a tapioca é basicamente carboidrato, assim com os pães. 

fécula de mandioca

O que difere enormemente do pão tradicional, é que a Tapioca não contém glúten como o trigo ou o centeio. Então se você prefere ou precisa de um alimento sem glúten, a tapioca certamente lhe será favorável. Como a maioria dos pães são feitos a base de farinha de trigo e/ou centeio, nesses você não escapará da presença do glúten, diferentemente da tapioca.

No entanto se estamos pensando em dieta especialmente para perder peso, trocar o pão pela tapioca será trocar seis por meia-dúzia. 

Por quê? Por que estamos trocando um carboidrato por outro similar. Alguns nutrientes são diferentes, no entanto em termos de impacto nos hormônios que regulam o ganho de peso será o mesmo.

Se compararmos uma porção, digamos 100g, de pão com a mesma quantidade da tapioca, muito provavelmente teremos mais carboidratos na tapioca do que no pão. 

Tapioca é uma boa alternativa para pacientes que necessitam restrição de glúten e para pacientes que estão fazendo dieta para AUMENTAR de peso. 

Então na prática essa medida de trocar o pão por tapioca não ajuda para emagrecer.