Calorias: pare de contar

As calorias são simplesmente uma unidade de medida. Elas são mensuradas através da quantidade de energia necessária para elevar 1g de água a 1 grau de temperatura. Ou melhor, é a medida do calor liberado pela QUEIMA do alimento. Podemos dizer que é uma unidade de "energia”. 

A caloria foi uma forma de padronizar os alimentos, adotada desde 1948. Desta forma foi possível estabelecer um cociente em comum para poder compará-los entre si. E atualmente ainda é a maneira utilizada de comparação entre os alimentos.

Calorimetro

Ela é calculada num ambiente controlado, através de um calorímetro, que é um aparelho usado para medir as calorias.

No entanto, essa padronização é calculada através da queima propriamente dita do alimento. 


Quando nós consumimos qualquer alimento, nossa interação com ele EM NADA se assemelha a essa QUEIMA por um calorímetro. 

Você deve imaginar que nossa digestão, absorção e todas as reações que seguem após o consumo de qualquer alimento, no que tange ao ganho de peso, são muito mais complexa do que somente do ponto de vista de calorias. A composição dos alimentos, por exemplo, em relação aos seus macro nutrientes (Proteína, carboidrato, gordura), SOFRE UMA TREMENDA distinção no impacto de hormônios ligados ao processo de digestão. 

Na prática, o método que utiliza as calorias não gera a informação que queremos saber pra nos ajudar a compreender por que uns alimentos engordam mais do que outros. 

Basta ver quando olhamos para alimentos completamente diferentes, porém com a mesma quantidade de calorias. E na prática você sabe bem que um punhado de morangos não engordam da mesma maneira que umas tortillas!

mesma caloria

Então ficar contando calorias é perder tempo. Esqueça as calorias se você está querendo emagrecer. Deixe elas para os experimentos de laboratório.  

Se você quer saber mais sobre por que engordamos leia mais aqui.