Exercício físico é eficaz para emagrecer?

Mais um estudo, agora no moldes de meta-análise, verificou a eficácia do exercício no controle do sobrepeso e obesidade.

Nessa meta-análise, foram reunidos exatamente 33 estudos que avaliaram a eficácia do exercício físico como forma de tratamento no sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. 

Nenhum desses 33 estudos conseguiu comprovar real benefício da implementação do exercício como estratégia eficaz de tratamento para obesidade.

 

O propósito desses estudos assim como o meu não é ser contra o exercício físico. Muito pelo contrário. A ciência entende que o exercício traz muitos benefícios para a saúde global. No entanto, essa estratégia como pilar de tratamento, que é o que estamos falando aqui, não se mostrou eficaz.

Assim sendo, aquele velho conceito: para emagrecer mexa-se e gaste calorias, está ultrapassado! Nem mesmo estudos delineados para buscar esse resultado, conseguem esses números na prática. E você mesmo pode observar atentamente as pessoas que estão ao seu redor e que lutam para emagrecer. Se fosse só aumentar o exercício, talvez até seria mais fácil, mas na prática o fator mais determinante do tratamento é a sua dieta. Então capriche na escolha do seu cardápio e faça exercício para sua saúde global, e não para emagrecer!


Referência do estudo:

Obes Rev. 2017 Feb;18(2):195-213. doi: 10.1111/obr.12487.
Effectiveness of interventions on physical activity in overweight or obese children: a systematic review and meta-analysis including studies with objectively measured outcomes.
Nooijen CF1, Galanti MR1,2, Engström K1,2, Möller J1,2, Forsell Y1,2.