Mini caçarolas: estilosas e cheias de sabor!

As cocottes como são chamadas em francês, são uma tradição chique e descolada. As mini caçarolas servem uma pessoa só e são boas para jantares diferentes com porções individuais ou para os que vivem sozinhos e não querem muitas sobras na geladeira. 
Tradicionalmente as receitas das cocottes levam ovos e vão ao forno sempre tampadas, para criar uma vaporização interna que cozinha os alimentos sem ressecar. 
No entanto você pode imaginar que as receitas de cocottes já sofreram muitas adaptações, seja de ingredientes, gostos e até mesmo no preparo. O que se mantém intacto é o charme e a versatilidade dessa panelinha cheia de graça.

mini caçarola

Aprendi com um livro da Rita Lobo, o Panelinha, o conceito básico. A partir daí me aventurei e rapidinho criei uma “cocotte" que já me surpreendeu. No dia seguinte já fiz outra de café de manhã e na seqüência até minha filha de 8 anos já estava inventando a dela. 

 

Então vamos lá:

 

Cocotte de tomate, beringela e queijo:

Ingredientes:

  • 3 tomates cerejas cortados ao meio;
  • 1-2 fatias de queijo mussarela;
  • Manteiga para untar a cocotte;
  • 1-2 ovos, use 2 ovos para uma refeição mais farta;
  • Beringela em conserva ou caponata;
  • 1 colher de sopa de nata fresca;
  • sal e pimenta preta moída na hora à gosto;
  • Azeite de oliva, um fio generoso;

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno em fogo alto por 15 minutos. Unte sua cocotte com manteiga.
Cubra o fundo com os tomates cortados, polvilhe brevemente com sal e pimenta preta.
Faça uma camada fina com pedaços da beringela, coloque o azeite de oliva e depois cubra com pedaços de queijo.
Espalhe a nata brevemente e em cima coloque o ovo. Cuide para não furar a gema, pois se não ela irá cozinhar precocemente não deixando a textura ideal.  A idéia é cozinhar parcialmente a gema deixando o centro mole para quando você for comer ela derrame no restante da mistura e agregue sabor. Adicione novamente o sal e a pimenta preta, e leve ao forno, numa forma maior para não desequilibrar, por 15 minutos ou até que todo a clara esteja cozida.


Depois de feita a primeira você vai ver que basta adicionar os ingredientes que você gosta e que ficam bem juntos e tudo ficará uma delícia. 

Bon Appétit