Qual a diferença entre "sem adição de açúcar” e “sem açúcar”?

Qual a diferença entre "sem adição de açúcar” e “sem açúcar”?

Parece tudo igual, né? Mas vamos olhar com calma. Hoje em dia é cada vez mais comum vermos a expressão “sem adição de açúcar", ou ainda "sem açúcar adicionado”. Ótimo, já começo a me interessar pelo produto.

Porém o que isto significa? Simplesmente que no processamento do alimento NÃO foi acrescentado açúcar e ponto final. Por exemplo, suco de uva sem açúcar adicionado. É um suco de uva que não foi adicionado nenhum tipo de açúcar. O detalhe que passa muitas vezes desapercebido é que este mesmo suco de uva pode ser RICO em açúcar, porém com o açúcar naturalmente presente na uva. Muito bem, não foi colocado açúcar, provavelmente porque a uva já era tão doce e rica em açúcar que nem precisava!

Então podemos dizer que este suco é sim sem ADIÇÃO de açúcar, agora dizer que é SEM açúcar é muito diferente!

Suco de uva sem adição de açúcar
O mesmo vale para o mel. Você já viu algum mel com açúcar adicionado? Nem precisa. O mel já é naturalmente puro açúcar. O mel é a bala da natureza.
mel


E a industria alimentícia adiciona açúcar, pois sabe que enriquece o paladar, nos torna refém desses alimentos mais adocicados, além de aumentar a conservação e durabilidade do alimento.

Então você pode perceber que os alimentos que naturalmente já vem com muito açúcar, nem precisam dessa “ajudinha” da industria. Já percebeu quanto tempo dura um pote de mel? Aliás é difícil ver mel estragar.


E especialmente quando estamos falando de emagrecimento e saúde, açúcar é açúcar.

Para a nossa insulina e para o nosso fígado, que são as frentes de batalha no metabolismo dos açúcares, não importa muito a origem. Não que não exista diferença. Existe sim. As fibras e a água dos alimentos, retardam sim a absorção do açúcar. E isto é muito benéfico. Porém o agravante é quando retiramos esses fatores positivos do jogo, por exemplo, fazendo um suco da uva ao invés de comer a uva. As fibras e a água que compõem grande parte das frutas justamente minimizam o impacto do açúcar no sangue, lentificando o processo de absorção.

Mel é a bala da natureza

Mel é a bala da natureza

Ainda no caso do mel, chamamos de "a bala da natureza", pois nem fibra tem para promover essa redução no impacto da glicose sanguínea.  


Resumindo, fique atento quando no alimento diz: "sem açúcar adicionado”. Provavelmente a natureza já se encarregou de colocar açúcar nele!