Será mesmo que precisamos tomar café da manhã ?

Você, assim como eu, já deve ter escutado muito à respeito do café da manhã*.  Existem vários chavões à respeito, como:

O café da manhã é a refeição mais importante do dia
Pular o café da manhã vai te fazer engordar ao invés de emagrecer
Pular o café da manhã fará com que você tenha fome incontrolável
O organismo precisa de combustível para iniciar o dia, se você não tomar café da manhã o seu metabolismo irá diminuir e você irá armazenar gordura ao invés de queima-lá (Não entendo o quê iremos armazenar se não comemos nada!)
Tomar café da manhã ajuda a limpar as bactérias da boca e assim o hálito matinal (sim, pode até melhorar o hálito, mas escovar os dentes é bem mais efetivo)

Pular o café da manhã não é prejudicial e principalmente não engorda. Aliás é uma ótima estratégia para emagrecer!


Em 2010, o comitê de Diretrizes Dietéticas Americano, adotou está recomendação baseado em evidência cientifica fraca. Há diversos estudos que observaram esta associação entre pular o desjejum e a possibilidade de isto ser um risco para obesidade. Porém se olharmos de perto esses estudos, veremos que eles não tem valor estatístico para dar suporte a esta recomendação. Nenhum estudo comprovou de fato que pular o café da manhã irá engordar. Mais uma vez a ciência está apoiada numa base científica fraca. Aliás, recentemente surgiu um novo estudo, que justamente observa o oposto. É um estudo que posso dizer tem a mesma força científica daqueles que tentaram mostrar que pular o café da manhã engorda. Então o que fazemos?


Vamos relembrar alguns conceitos.
O que sabemos bem é que a cada refeição, estamos estimulando à insulina, que é o principal hormônio regulador do ganho de peso. E a insulina é um hormônio de crescimento celular, ou seja, de anabolismo. O seu principal papel é no manejo da glicose na circulação sanguínea. Veja aqui mais sobre isto. Então ao tomar café da manhã, iremos liberar à insulina para metabolizar esta refeição (usaremos a glicose disponível da refeição, se existir, como fonte rápida de energia e o restante iremos armazenar na nossa despensa, como gordura, para talvez um dia usa-lá).

Jejum

Ou seja, tomar café da manhã irá te engordar e não emagrecer.  Por que se acha que NÃO comer irá ENGORDAR! É justamente o oposto. É o ato de COMER que nos faz ENGORDAR. Claro que nem todos os alimentos são iguais nessa equação. Alguns alimentos estimulam muito à insulina e por isto são mais “engordantes”. Já outros estimulam bem pouco ou quase nada e por isto são recomendados para quem quer emagrecer.  O jejum, que neste caso compreenderia passar  a noite e o turno da manhã sem comer, é uma alternativa saudável para emagrecer!

Há uma crença de que se você pular uma refeição, você irá comer muito mais depois. Não é bem assim que funciona.  Você não comerá em dobro ou triplo mais tarde. Você comerá até ficar saciado. Pode perguntar pra qualquer pessoa que costuma fazer jejum intermitente. Ao fim do período de jejum, você não irá compensar todas as refeições que você pulou. Simplesmente não se consegue. Na prática você pode até comer um pouco a mais, mas isto não fará diferença alguma. O que vale é qual alimento você come e o quão seguido você come.

café da manhã


E  para as pessoas que nem gostam de tomar café da manhã, mais um motivo pra pular está refeição. Se o seu organismo simplesmente lhe diz: “Não estou com fome agora”, ouça-o e respeite. Se você tem fome pela manhã, tudo bem, vá em frente, tome seu café da manhã. Mas saiba que você não irá engordar por isto. Devemos nos alimentar quando realmente estamos com fome. Esta é a base da dieta de baixo carboidrato e paleolítica.

Coma comida de verdade e quando estiver com fome. Ouça seu organismo.

Eu era uma pessoa que acreditava nesta teoria, e achava que realmente eu não conseguiria ficar sem tomar café da manhã. Mas vi que, assim como todas as refeições, tudo é questão de hábito e crenças. Se estamos programados para comer determinado momento do dia, inicialmente sentiremos muita falta. Mas com o passar do tempo, podemos mudar nossos hábitos. Porém é com a dieta de baixo carboidrato que conseguimos flexibilizar e ficar em paz com a fome e saciedade e não mais escravo dela. Veja mais aqui . Isto porque esta dieta, ao reduzir o uso da insulina, nos permite atenuar a estreita e difícil relação de fome e saciedade e assim ficar em harmonia e paz com o nosso organismo.  

Então precisar tomar café da manhã não precisa. Faça dieta de baixo carboidrato, permita ouvir seu organismo e reconheça se tem fome ou não. E esta regra vale para o dia inteiro, não importa a hora do dia ou até da noite.


*Neste texto quando falo café da manhã, estou me referindo ao consumo não só de café, mas de qualquer alimento.