Suco de fruta é tão ruim quanto uma bebida açucarada

Você já pensou que um suco de fruta pode ser tão ruim quanto um refrigerante?

Suco de fruta tem um apelo quase sagrado na nossa cultura. Ele é visto como algo irrefutavelmente saudável. Os sucos carregam com orgulho as bandeiras de “é natural” , “é pura fruta”, e "tem vitaminas e minerais". E como um alimento que leva esses títulos de nobreza pode ser ruim? Nem ouse pensar mau. Mas vamos ver o que tem por trás dessas condecorações.

suco de laranja

O que não se percebe, é que não basta ser natural e ser fruta para ser perfeito! Os sucos de um modo geral são repletos de açúcar da própria fruta, sem falar nos que são adicionados de açúcar. OK, o suco tem seus elementos bons, como as vitaminas e sais minerais, porém a quantidade é tão pequena, que não compensa em relação ao malefício de todo o açúcar que você estará consumindo.
Se você quer o sabor daquela fruta, coma a fruta! Aproveite a água, as fibras e todas a vitaminas e minerais. Não pegue só a água e o açúcar, que na prática é o que fica no suco. As fibras são importantes, pois justamente reduzem o impacto da absorção de todo o açúcar da fruta. Além disso, já percebeu quantas laranjas precisa para fazer um copo de suco de laranja? Experimente comer a mesma quantidade de laranjas. Você certamente irá achar que é muito, e é mesmo.

E quanto as sucos industrializados então?

Após a extração do suco da fruta, o suco é armazenado em tanques, por até um ano antes de ser embalado e entregue ao supermercado. O problema com  esse método de produção é que, se perde o sabor do suco, e então a indústria se vê obrigada a adicionar saborizantes, para dar gosto bom ao produto novamente.
Você já deve ter notado que, se você compra aqueles sucos frescos de laranja, e não consome dentro de alguns dias ele começa a oxidar, e o sabor modifica bastante. Imagina aquele suco que vem na caixa, nem precisa refrigerar, dura uma eternidade e ainda é "saboroso"? Já pensou o que tem lá dentro?

Comparando aos refrigerantes, podemos perceber que nem são tão diferentes assim quando à quantidade de açúcar. Veja esse comparativo.
açúcar dos suco versos do refirgerante
suco de caixinha

 

E quando vejo crianças regadas a suco de caixinha?

Fico muito triste, pois vejo que as mães na melhor das intenções estão felizes, pois pelo menos o filho está de alguma forma consumindo uma “fruta”. Mal sabe ela que está dando água com açúcar, corante e saborizante para o filho. Está ensinando ao paladar, o gosto por alimentos ricos em açúcar; está induzindo a um ambiente metabólico deletério, por estimular hormônios pró inflamatórios (insulina); está traçando o caminho em direção à obesidade, e as doenças crônicas ligadas à ela; e talvez o pior, está passando este ensinamento para seus filhos!

Sem falar na idéia de que suco até emagrece

Se você entendeu que suco é pura água com açúcar, não se deixe enganar por nenhuma propaganda. Não existe nenhum suco que fará você reduzir de peso. Isto não existe, além do mais, é exatamente o oposto. Suco faz engordar sim, pelo simples fato que sua composição estimula os hormônios que induzem ao crescimento celular. Estou falando exatamente da insulina que será utilizada para absorver todo o açúcar que o suco jogará para a circulação sanguínea. O mesmo hormônio que está intimamente relacionado ao mecanismo da obesidade.

Eu penso que suco deve ser encarado como uma sobremesa. Beeem às vezes pode. Esqueça dos sucos, supere isto, vire essa página.

Quer uma fruta? Coma ela e não estrague ela com suco.

Comparando aos refrigerantes, podemos perceber que nem são tão diferentes assim quando à quantidade de açúcar. Veja esse comparativo.