Dra. Ana Cristina Müller Streibel Gusmão

Quem sou eu

Olá, meu nome é Ana Cristina Müller Streibel Gusmão, sou médica e quero contar um pouco da minha trajetória até aqui.

Sou uma entusiasmada com o tema de dieta e saúde.

Desde pequena, ouvia da minha mãe, que é nutricionista, “coma isto porque tem tal nutriente”. Cresci ouvindo o porquê da escolha de um alimento pelo outro e desde então comecei entender a importância do que colocamos nos nossos pratos.

Na época da faculdade de Medicina me encantava estudar sobre a fisiologia dos diversos hormônios que regem o nosso corpo. Eu ficava intrigava de como funcionava o equilíbrio desses hormônios e como se comportava seus desequilíbrios e suas repercussões. Era mesmo, e ainda é, fascinante! Esses mecanismos são chamados de feedback negativos e positivos nos quais um hormônio influencia a expressão e o funcionamento do outro.

Foi a partir daí que me apaixonei pela Endocrinologia e pensei em seguir minha carreira nesta área. Acabei me aproximando desta especialidade e justamente por ter acompanhado esta área mais de perto, percebi que seria uma médica frustrada! Eu via que mesmo os pacientes seguindo as nossas orientações, que eram baseadas em recomendações prescritas pelas mais respeitadas organizações médicas do mundo (como a ADA - American Diabetes Association e AHA - American Heart Association), os pacientes pouco melhoravam!!! Era desanimador ter que ver as pessoas seguindo nossos conselhos e, sinceramente, tendo quem sabe algum benefício! Me recordo de pacientes diabéticos que seguiam rigorosamente a dieta prescrita e mesmo assim em muitas vezes acabavam evoluindo com amputação das pernas.

Então decidi seguir minha jornada em áreas paralelas. Fiz duas pós-graduações, primeiro em Medicina Estética e depois em Dermatologia e trabalhei nessas áreas por 10 anos. Nesse período eu também continuava orientando os pacientes a seguir os conceitos das mesmas entidades que eu conhecia desde a faculdade. Orientava aquelas dietas que atualmente me envergonho! O que aconteceu e me fez justamente parar e recomeçar esse novo caminho, foi ver que nós médicos erramos sim!

Achávamos, e o pior de tudo é que a maioria ainda acha, que estávamos no caminho certo em relação às nossas orientações dietéticas.
Frase de Thomas Edison

Entretanto estudos (1,2,3,4,5,6,7,8), esses sim, baseados em evidências científicas fortes, nos mostraram dados que fizeram as recomendações mudarem totalmente sua perspectiva. Essas novas evidências, e o pior de tudo, nem tão novas assim, me fizeram entender que a minha missão seria essa: ajudar a alertar as pessoas da verdadeira melhor dieta para nós todos, independente se você quer emagrecer, tem Diabetes ou simplesmente quer se manter saudável!

Hoje meu foco é este: ensinar a melhor dieta que todos devemos seguir.

E foi assim que cheguei aqui. Te convido a vir conversar. Um beijo no coração de todos!


Por que você deve consultar comigo?

Já faz algum tempo que eu começei a perceber que cada vez mais surgia literatura séria que tinha como proposta revisar conceitos que estavam super enraizados na comunidade médica.


E eu fiquei muito intrigada e surpresa com todo o conteúdo que a partir daí foi sendo exposto por diversas especialidades médicas em várias partes do mundo. Essa nova visão, ou melhor, revisão, me fez entender que conceitos pregados por nós mesmos, e que já tinham sido muito bem trabalhados na cabeça de todos, a ponto de já terem se tornado senso comum, estavam totalmente equivocados.

Eu cresci escutando que, por exemplo, "gordura faz mau à saúde” (todos nós, né?), apesar da minha mãe, que é nutricionista, tinha algumas discordâncias. Pra falar bem a verdade fiquei perplexa em saber que eu já defendi fielmente uma idéia que, graças a boa ciência, está sendo revisada! E pensando bem tinha algo mesmo muito errado!
Desde quando a dieta low fat foi recomendada, aproximadamente na década de 50-60, nunca antes os americanos tinham seguido tanto a risca o cuidado da dieta e praticado tanto exercício físico. Nesse mesmo período em que se passou a cuidar mais da dieta e a realizar mais exercícios, se viu uma crescente epidemia de sobrepeso, obesidade e diabetes! Que curioso, né? Falo do exemplo dos EUA, pois lá é um dos países onde se dispõe de mais dados epidemiológicos. Além disso, lá também se observou o aumento na incidência de outras doenças, por exemplo, o Alzeimer, que atualmente se questiona muito o papel da interferência da dieta, porém isto é tema para outro momento. E foi aí que eu realmente percebi que tinha de fato algo muito estranho acontecendo e que esses novos pontos de vista fazem todo o sentido pra mim.


O que eu enxergo hoje é que temos um caminho longo e difícil, em razão da cultura que foi criada que dá suporte ao medo das gorduras boas e do colesterol.

Eu mesma precisei de um certo tempo e muita leitura para acreditar nesse novo paradigma. Imagino que para quem é leigo possa ser ainda mais lento este processo. Meu propósito não é inventar a roda. Estou aqui porque gosto, leio e estudo sobre dieta. Te proponho vir conversar comigo, pois eu acredito que tenho muitas coisas interessantes para te contar de tudo o que leio de minhas fontes inspiradoras sobre dieta e saúde!
 

Estou aqui porque gosto, leio e estudo sobre dieta. Te proponho vir conversar comigo, pois eu acredito que tenho muitas coisas interessantes para te contar de tudo o que leio de minhas fontes inspiradoras sobre dieta e saúde!
— Dra Ana Cristina Gusmão

minha formação

  • Faculdade de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2002.
  • Pós-graduação Latu Sensu em Medicina Estética pelo INCISA/ASIME (Instituto Superior de Ciências da Saúde/ International Association of Aesthetic Medicine) em 2005.
  • Pós-graduação em Dermatologia pelo INCISA/ASIME (Instituto Superior de Ciências da Saúde/ International Association of Aesthetic Medicine) em 2009.
  • Pós-graduanda em Nutrologia pela UniRedentor/RJ em 2017.

MINHAS FONTES DE INSPIRAÇÃO:

Um dos pesquisadores mais influentes na área da nutrição, Diabetes e emagrecimento.

Um dos pesquisadores mais influentes na área da nutrição, Diabetes e emagrecimento.

Nefrologista, blogueiro, e pesquisador especializado em tratamento dietético intensivo

Nefrologista, blogueiro, e pesquisador especializado em tratamento dietético intensivo

Jornalista investigativo que desmistificou o mito da gordura

Jornalista investigativo que desmistificou o mito da gordura

Cardiologista e pesquisador influente na área da cardiologia

Cardiologista e pesquisador influente na área da cardiologia

Jornalista investigativa que desmistificou o mito da gordura

Jornalista investigativa que desmistificou o mito da gordura

Neurologista, autor de livros sobre prevenção e saúde de doenças neurológicas

Neurologista, autor de livros sobre prevenção e saúde de doenças neurológicas

Fundador do movimento Paleo, pesquisador de especializada no campo da nutrição e fisiologia do exercício.

Fundador do movimento Paleo, pesquisador de especializada no campo da nutrição e fisiologia do exercício.

Ex-maratonista, triatleta, e autor e blogueiro de fitness com diversas publicações na área.

Ex-maratonista, triatleta, e autor e blogueiro de fitness com diversas publicações na área.

Autor, blogueiro e entusiasta da dieta cetogênica

Autor, blogueiro e entusiasta da dieta cetogênica